segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LA TRAVIATA ( de Giuseppe Verdi ) . A música que mais faz bem ao CORAÇÃO segundo os cientistas. É hora de você ouvir . VÌDEO YOU TUBE.Best of Classical Music

. VÍDEO n°1(acima) . . VÌDEO n°2(acima) . . VÍDEO n°3(acima)
.
RIO - Música clássica faz bem para a alma e talvez para o coração também. Camundongos que receberam um transplante do órgão sobreviveram o dobro do tempo, conforme ouviam música clássica em vez de música pop após a cirurgia.
.
Masateru Uchiyama, do Hospital Universitário Juntendo, em Tóquio, no Japão, deu a camundongos transplantes de coração de um doador não relacionado, o que fez com que os cientistas esperassem que os organismos dos animais rejeitassem o órgão. Por uma semana após a cirurgia, os animais ouviram continuamente músicas como La Traviata, ópera de Giuseppe Verdi; uma seleção de concertos de Mozart; músicas de Enya; e uma gama de solos pop.
.
Camundongos expostos às óperas se saíram melhor - sobreviveram uma média de 26 dias, com aqueles que ouviram Mozart logo atrás, com 20 dias.
.
Os que escutaram Enya sobreviveram por 11 dias e o último grupo, apenas sete dias.
.
A equipe testou os efeitos de La Traviata em camundongos surdos também. Eles conseguiram viver apenas sete dias, reforçando a probabilidade de que ouvir música, em vez de outros fatores, como sentir as vibrações das mesmas, faz a diferença.
.
Amostras de sangue dos animais revelaram que a música clássica pareceu tornar a rejeição do órgão mais lenta acalmando o sistema imunológico.
.
Os camundongos tinham menores concentrações de interleucina-2 e interferon gama, dois dos quais promovem inflamação - e níveis maiores de substâncias que minimizam a inflamação, como interleucinas 4 e 10. A pesquisa foi publicada no “Journal of Cardiothoracic Surgery”.
.
- Nós não sabemos o mecanismo exato mas a harmonia de Verdi e Mozart pode ser importante - disse Uchiyama ao site da "New Scientist".
.
A equipe agora quer testar se o fenômeno pode ser usado para ajudar a melhorar o sucesso dos transplantes em pessoas.
.
Uma pesquisa em 2003 descobriu que a terapia com música combinada com imagens relaxantes pode influenciar a dor e a sensação de náusea em pessoas após um transplante de medula óssea.
.
John Sloboda, professor de psicologia na Universidade de Keele, é cético sobre os efeitos:
.
- Eu acho perigoso creditar este efeito a uma ópera ou a Mozart baseado na exposição a uma peça de cada gênero. O efeito pode ser totalmente específico a esta peça, ou mesmo à gravação, tocada a um volume específico, então não sabemos nada sobre quais características dessas peças podem ter causado a resposta imunossupressora.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário